Referências pessoais - Apolíneo e Dionisíaco

 Na aula do dia 07/01 foram abordados os conceitos de apolíneo e dionisíaco, que remetem às características das divindades gregas que os termos se referem.

Apolíneo: Razão, clareza, medida, controle, o indivíduo.

Apolo e Dafne, Bernini (1622-1625)

A tríplice mística de Jorge Ben Jor, do hermetismo à raízes africanas 


Produzido em 1974, "A Tábua de Esmeralda" é o décimo primeiro trabalho de Jorge Ben Jor e faz referência a filosofia hermética de Hermes Trismegisto e alquimia no geral, que Jorge estudava na época, descobri esse álbum durante a festa de aniversário de um colega e durante 2017 foi a trilha sonora das viagens que precisava fazer no meu primeiro trabalho. 


"...Olha que rosa lindo, azul turquesa se desfolhando sob os singelos cravos..."
- O Homem da Gravata Florida, Jorge Ben.


Seguindo a vibe mística da década de 70, Jorge Ben lança em 1975 seu décimo terceiro álbum, intitulado "Solta o pavão" o disco percorre a realidade brasileira, flertando com mulheres, a alquimia e assuntos etéreos. Em uma das faixas do álbum Jorge canta sobre a filosofia de São Tomás de Aquino de maneira transcendental e mostra que sua influência cristã vai além da capa influenciada pelos afrescos românicos.

Cristo em Majestade, abóbada de Sant Climent de Taüll.

"...Eu estou vestido com as roupas e as armas de Jorge, para que meu inimigos tenham mãos e não me toquem, para que meus inimigos tenham pés e não me alcancem, para que meus inimigos tenham olhos e não me vejam..." 
- Jorge da Capadócia, Jorge Ben.


O décimo quarto trabalho de Jorge Ben "África Brasil", lançado em 1976, já inicia com a faixa "Ponta de Lança Africano" mostrando que este álbum terá uma grande influência da cultura preta na arte de Jorge, neste ponto da carreira durante os últimos anos Jorge Ben se debruçou sobre diversos textos filosóficos, e aqui é como se ele se encontrasse enquanto pessoa e artista brasileiro, influenciado por uma cultura cristã existente no brasil porém sem medo de mostrar um outro lado da sua pessoa e cantar sobre uma cultura marginalizada. Neste álbum Jorge retorna à momentos anteriores como por exemplo em "O Plebeu", relembrando seu trabalho anterior e também em "Hermes Trismegisto Escreveu" que agora conta com uma pegada soul nitidamente influenciado pelo estilo musical que crescia no mundo entre a comunidade preta.

"...Muito rica e invejada, temida e odiada, pois com as suas perucas cada uma de uma cor, jóias, roupas exóticas das Índias, Lisboa e Paris, a negra era obrigada a ser recebida como uma grande senhora da corte do Rei Luís..." 
- Xica da Silva, Jorge Ben.

Dionisíaco: Descontrole, emoção, caos, realidade.

 
O triunfo de Pan, Nicolas Poussin (1594-1665)

Autodestruição e vícios 

 
Clipe produzido para divulgação do terceiro álbum da banda Florence + The Machine, How Big How Blue How Beautiful foi lançado em 2015 e me acompanhou durante todo o ano, altamente recomendado.

 



"...And I was thrashing on the line, somewhere between desperate and divine..."
- Caught, Florence + The Machine



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica em aula: sequência de desenhos cronometrados